Edições anteriores

1º Festival - 2017

     Promovido pela ADESC Regional - Associação de Desenvolvimento Cultural, a primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Passos aconteceu entre os dias 13 e 18 de junho. A cidade de Passos recebeu 22 grupos teatrais, vindos de diversas partes do Brasil, duas exposições, cinco oficinas culturais, três shows musicais e a apresentação de três renomadas companhias teatrais: o tradicional Grupo Galpão de Belo Horizonte, o Micuim Produções de São Paulo e o Grupo Ueba do Rio Grande do Sul. Todas as apresentações foram gratuitas, com um público de 25 mil pessoas!


     Na primeira edição, a ADESC contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Passos e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Governo de Minas Gerais, entre outros apoiadores. Cerca de 150 pessoas trabalharam de forma voluntária na realização do evento.
 

     De acordo com o idealizador e coordenador geral do projeto, Maurílio Romão, a ideia de realizar o Festival Nacional de Teatro em Passos surgiu há alguns anos atrás, entendendo a necessidade de pensar na cidade como território artístico e de real diálogo com a cidade. 
     Em setembro de 2016, quando começaram as reuniões, compareceram menos de 12 pessoas, foi ganhando força e 150 pessoas abraçaram a ideia e se uniram para colaborar com a realização do evento. “Muitas mãos teceram este Festival. Muitas mãos, cabeças, pés, olhos, bocas, ouvidos, membros, sonhos... Todos formando um só corpo e dizendo: Queremos arte!”
  Maurílio Romão afirma a importância de Passos estar sediando um festival, de se colocar como uma cidade cultural. 
 

    “Existe uma forte vocação para as artes cênicas na cidade, temos aqui dois teatros, algo que poucas cidades do interior têm. A Trupe Ventania já participou de diversos Festivais, estabelecendo uma troca imensurável com cidades que produzem Festival. Criou-se uma perspectiva de fazer esse Festival em Passos, e colocá-lo no calendário de eventos do município. Queremos consagrar a ideia do Festival, de possibilitar Cultura onde não costuma chegar, fortalecer o direito de todo cidadão ter acesso, valorizar as práticas, fazer pontes através do sensível." Pondera o diretor.

    No mesmo ano de sua estreia, o FNTP passou a integrar o calendário municipal de eventos, através de projeto de Lei do Vereador Rodrigo Maia. 

    A cada ano, o Festival homenageia uma figura importante para a cena passense e regional. Para o primeiro ano, o homenageado foi Silas Figueiredo. 
 

A segunda edição do Festival Nacional de Teatro de Passos se tornou uma grande consolidação do Festival, que alcançou também a região, com programação nas cidades de Alpinópolis e Carmo do Rio Claro!
O Festival aconteceu de 15 a 22 de julho de 2018, recebendo 38 espetáculos teatrais de todo o país, oficinas culturais, shows musicais, debates e palestras, além do lançamento de um livro. 
Foi uma semana de intenso intercâmbio cultural na cidade de Passos, quando cerca de 200 artistas foram recebidos por uma equipe de quase 100 voluntários que se revezavam em diversas atividades e frentes para que as cerca de 40 mil pessoas fossem impactadas pela arte.
Na segunda edição, a Prefeitura Municipal de Passos se consolidou como parceira do evento, que teve também a adesão da Prefeitura Municipal de Alpinópolis e diversas empresas da cidade e região! 
O homenageado da segunda edição foi
Antônio Teodoro Grilo.

2º Festival - 2018

parceiros e patrocinadores do 4º festival nacional de teatro de passos - em casa

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

Copyright © Festival Nacional de Teatro de Passos - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

contato

Siga-nos!

realização