Captura de tela 2022-01-25 150410.png

5º Festival nacional de teatro de passos

A quinta edição do FNTP foi marcada por seu formado híbrido.

 

Ao longo do festival, foram apresentados 14 espetáculos gravados, 14 bate papos/oficinas com grupos e provocadores, 2 oficinas presenciais na cidade de Alpinópolis, 2 oficinas online em formato de bate papo com grandes nomes do teatro nacional e 3 apresentações de cenas drive-THRU, com público que superou os números da última edição. Quase 4 mil contas alcançadas no instagram, 23 mil contas alcançadas no youtube e 8.400 contas no facebook.

Captura de tela 2022-01-25 150410.png

A presença de José Celso Martinez Corrêa foi um dos pontos altos do evento.

 

Considerado pela classe artística como um líder de uma comunidade teatral, José Celso Martinez Corrêa, nascido em Araraquara em 1937, é um destacado encenador da década de 1960, inquieto e irreverente, líder do Teatro Oficina. Nos anos 1970, vivenciou todas as experiências da contracultura, reconhecido por suas montagens de suas criações coletivas, contribuindo com a história do teatro nacional, influenciando gerações.

Zé Celso participou da quinta edição do Festival, participando de um bate - papo sobre suas criações e vivências artísticas, que foi exibido no Canal do Youtube do evento.

 

‘Ter o Zé Celso no Festival é uma alegria que transborda. Zé é uma referência máxima, um sacerdote do teatro, uma chama viva! Quando eu morava em SP ia ao Teatro Oficina não só para assistir aos espetáculos do Zé, ia ver o Zé’ comentou Maurílio Romão, diretor do evento.

arena.png

No mesmo dia, houve também a inauguração do Teatro de Arena Paco, localizado no Vale do Céu - Recanto Ecológico, no município de Delfinópolis, na Serra da Canastra. 

 

Para inauguração do espaço, foi apresentado o espetáculo “A Farra do Boi Bumbá”, da companhia carioca “Os Ciclomáticos”.

Com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, a história se desenvolve em torno de um rico fazendeiro que tem um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, para satisfazer a sua mulher Catirina, que está grávida e sente desejo de comer a língua do boi. O Pai Chico traz a língua do boi e a confusão está formada. E além da história do boi, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

drive.png

No último dia, para encerramento da programação, aconteceu a apresentação da cena drive - THRU “Humor de Cabaré” dos ator Edu Silva

 

No final do dia, o último evento do FNTP foi a cerimônia de premiação conduzida por Chiquinho Negrão e Ana Maria Alves, com transmissão no Canal do Youtube do Festival.

 

Durante todo o último dia aconteceu a votação para definição do Melhor Espetáculo da Opinião Pública no site do evento e com mais de 19.600 votos, o espetáculo vencedor foi “. O INQUÉRITO 5736-APENAS UMA PARTE DA VERDADE, da Cia de Segunda, obteve mais de 33% dos votos e levou o troféu Clélia Monteiro e também o prêmio em dinheiro.

 

Além do escolhido pela opinião pública, três jurados também escolheram o Melhor Espetáculo do Festival, sendo o escolhido o espetáculo “BAQUAQUA”, da Dagbá Produções, que recebeu o prêmio em dinheiro  e o troféu Clélia Monteiro.

 

O júri desta edição foi formado por Magdalena Rodrigues, Atriz e Presidente do SATED/MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões); Antonio Apolinário é mestre em artes cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP e Marcelo Rocco, diretor teatral e professor adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na área de Artes Cênicas.

 

 

O 5º FNTP tem realização da ADESC Regional com coordenação de Maurílio Romão e produção executiva de Isabella Vieira. Conta com parceria da Prefeitura Municipal de Passos e Prefeitura Municipal de Alpinópolis.

FACEBOOK cover.png

CARTAZ GERAL

FACEBOOK cover.png
logos-regua.jpg
 

HOMENAGEADA DO ANO

Clélia Monteiro
Clélia Monteiro

Foto: Divulgação

press to zoom
1/1

Clélia Monteiro

Nascida em Boa Esperança, mas passense de coração, estudou em Passos o primeiro Magistério,  depois Pedagogia, Psicopedagogia e outras especializações. Trabalhou em várias escolas, mas sempre envolvida com a arte, principalmente o teatro. Atuou em várias peças,  dentre elas destacam-se Pato e Peru, Eh, Ardeia, Aurora da minha vida, Gota D'Agua, Alfarrábios,  Crônica da cidade amada, A Partilha e Paixão de Cristo  por vários anos.

Exerceu o cargo de Diretora de Cultura por 4 anos, além da participação em  festivais de teatro, e outros movimentos artísticos e culturais da cidade, inclusive da primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Passos.

EQUIPE DO ANO

Coordenação Geral e Idealização: Maurílio Romão

Produção: Isabella Vieira 

Design Gráfico: Hanna Amorim 

Assessoria de Imprensa: Adriana Dias

Coordenação Premiação: Ana Maria Alves e Chiquinho Negrão

Audiovisual: Piettro Garibaldi

FACEBOOK cover.png

GALERIA

 
 
 
FACEBOOK cover.png

PROGRAMAÇÃO

 

FESTIVAL NA MÍDIA

1.png

Folha da Manhã | 21/05/21

Folha da Manhã | 16/06/21

4.png

Adesc lança edital do 5º Festival
Nacional de Teatro de Passos

5 fntp atinge.png

5º FNTPassos atinge
35 mil espectadores

vem ai.png

Vem aí o 5º Festival Nacional de Teatro de Passos

alpinopolis adere.png

Alpinópolis adere ao 5º FNTPassos

cesar 1.png

Coluna Cesar Tadeu | Folha da Manhã

Coluna Chiquinho Negrão | Folha da Manhã

Festival de Teatro de Passos homenageia Clélia Monteiro

Registro Social | Revival, recordar é viver!

Folha da Manhã | 11/06/21

Folha da Manhã | 18/06/21

5.png

5º FNTPassos tem 160 inscrições

tribuna.png

ALPINÓPOLIS ADERE AO 5ºFESTIVAL NACIONAL DE TEATRODE PASSOS

Captura de tela 2022-01-25 150410.png

5º FNTPassos vai acontecer em
três cidades

canastra tem o primeiro.png

Canastra tem primeiro teatro de arena

cesar 2.png

Coluna Cesar Tadeu | Folha da Manhã

Festival começa com drivre thru em Passos 20.07.pdf.png

Festival começa com drive thru em Passos

Coluna César Tadeu | Folha da Manhã

Entrevista Maurílio Romão | Estado de Minas

VÍDEO

 
 
Captura de tela 2020-11-20 110939.png

1ª Edição - 2017

Promovido pela ADESC Regional - Associação de Desenvolvimento Cultural, a primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Passos aconteceu entre os dias 13 e 18 de junho. A cidade de Passos recebeu [...]

Captura de tela 2020-11-20 112255.png

2ª edição - 2018

A segunda edição do Festival Nacional de Teatro de Passos se tornou uma grande consolidação do Festival, que alcançou também a região, com programação nas cidades de [...]

Captura%20de%20tela%202020-11-20%2011272

3ª edição - 2019

A 3° edição do Festival Nacional de Teatro de Passos consolidou um movimento de transformação cultural na microrregião de Passos. Durante 8 dias de intensa programação teatral com [...]