
1º Festival Nacional de Teatro de Passos
Promovido pela ADESC Regional - Associação de Desenvolvimento Cultural, a primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Passos aconteceu entre os dias 13 e 18 de junho. A cidade de Passos recebeu 22 grupos teatrais, vindos de diversas partes do Brasil, duas exposições, cinco oficinas culturais, três shows musicais e a apresentação de três renomadas companhias teatrais: o tradicional Grupo Galpão de Belo Horizonte, o Micuim Produções de São Paulo e o Grupo Ueba do Rio Grande do Sul. Todas as apresentações foram gratuitas, com um público de 25 mil pessoas!
Na primeira edição, a ADESC contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Passos e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Governo de Minas Gerais, entre outros apoiadores. Cerca de 150 pessoas trabalharam de forma voluntária na realização do evento.

De acordo com o idealizador e coordenador geral do projeto, Maurílio Romão, a idéia de realizar o Festival Nacional de Teatro em Passos surgiu há alguns anos atrás, entendendo a necessidade de pensar na cidade como território artístico e de real diálogo com a cidade.
Em setembro de 2016, quando começaram as reuniões, compareceram menos de 12 pessoas, foi ganhando força e 150 pessoas abraçaram a ideia e se uniram para colaborar com a realização do evento.

“Muitas mãos teceram este Festival. Muitas mãos, cabeças, pés, olhos, bocas, ouvidos, membros, sonhos... Todos formando um só corpo e dizendo: Queremos arte!”
Maurílio Romão afirma a importância de Passos estar sediando um festival, de se colocar como uma cidade cultural.
“Existe uma forte vocação para as artes cênicas na cidade, temos aqui dois teatros, algo que poucas cidades do interior têm. A Trupe Ventania já participou de diversos Festivais, estabelecendo uma troca imensurável com cidades que produzem Festival. Criou-se uma perspectiva de fazer esse Festival em Passos, e colocá-lo no calendário de eventos do município. Queremos consagrar a ideia do Festival, de possibilitar Cultura onde não costuma chegar, fortalecer o direito de todo cidadão ter acesso, valorizar as práticas, fazer pontes através do sensível."
No mesmo ano de sua estreia, o FNTP passou a integrar o calendário municipal de eventos, através de projeto de Lei do Vereador Rodrigo Maia.

CARTAZ GERAL

HOMENAGEADO DO ANO




A cada ano, o Festival homenageia uma figura importante para a cena passense e regional. Para o primeiro ano, o homenageado foi Silas Figueiredo.
Silas Roberto Figueiredo nasceu em boa Esperanca 23 de fevereiro de 1949 ainda jovem se mudou para Passos quando seu pai, guarda livros a antiga profissão do contador, começou a trabalhar em furnas. Desde que chegou fez amizade e começou a interagir com pessoal do cenário artístico em Passos. Se formou em pedagogia na FAFIPA e seguiu intercalando aulas com produção de teatro. Era um precursor no movimento de organizar a classe artística. Silas organizou diversos festivais e mostras de teatro. Trabalhou também nos Carnavais, desfiles e movimentos culturais. No teatro, Silas atuava, produzia e dirigia. Dentre suas principais peças estavam:
Testemunha de acusação, Rapazes da Banda e Pato e Peru. Silas morreu em 2002 vítima de um assassinato. Deixou uma lacuna imensa dentre os que produzem cultura em Passos.
EQUIPE DO ANO
Realização: ADESC Regional
Idealização e Coordenação Geral: Maurílio Romão
Coordenação de Produção e Gestão Financeira: Isabella Vieira
Coordenação de Jurados: Sandra Inez
Designer Gráfico: Robbie Zahir
Equipe Alimentação: Clélia Monteiro, Gilda Parenti, Sandra Parenti e Tânia Joele
Equipe Alojamento: Dalber Rodrigues, Gledson Freitas, Igor Silva e Raiane Matos
Equipe Apoio: Caio Vinícus, Carlos Joele, Gilson José Ferreira Junior, Jonathas Santos Cacildo, Leandrinha Du Art, Luciana Silva, Loureny Cristiny, Mariah Esper, Mary Mota e Rafaella C. Araújo Mimar
Equipe Assessoria de Imprensa: Adriana Dias, Julia Maria Moraes, Nathália Araújo e Wilson Crivelin
Equipe Captação de Recursos: Isabella Vieira e Rodrigo Maia
Equipe Cerimônia de Premiação: Ana Maria Alves, Beth Andrade, Tatiana De Simone e Vânia Ságio.
Equipe Cobertura Audiovisual: Diego De Simoni, Henrique Piotto e Piettro Garibaldi
Equipe Cobertura Fotográfica: Sandro Fidelis e Estagiários (Amanda Faria, Brunno Dann, Fernanda Lima, Gustavo Camargo, Paulo Vitor Faloni, Roberta Viana, Thiago Ometto e Thiago Teixeira)
Equipe Comunicação: Carla Correa, Heliza Faria, Robbie Zahir, Sandro Fidelis, Tassio Lopes e Estagiários (Diogo Custódio, Hanna Amorim, Luiz Lopes e Vitória Rossi)
Equipe Espaços de Apresentação: Adriana Nogueira, Douglas Quintino, Eduardo Vilela, Emanuel Arcanjo, Lua Melo, Lucas Eduardo, Matheus Piotto, Nelma Silva, Ricardo Leal, Samyra Marques e Vânia Ságio
Equipe Festa: Junior Maia, Luan Melo, Rodrigo Oliveira e Thales Di Carmo.
Equipe Oficinas: Adriana Nogueira, Junior Maia, Luan Melo, Matheus Piotto e Thiago Rodrigues.
Equipe Prefeitura Municipal de Passos: Michael Silveira Martins (Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Carlos Jorge Ribeiro (Diretor do Departamento de Cultura), Dickson Castro, Maria Goreti Maciel, Samyra Marques, Marcelo de Oliveira, Vilmar Silva, Vanda Mezêncio e Wellerson Junior.
Equipe Produção Local: Vanessa Duarte e Estagiários (Ana Cristina Costa, Beatriz de Paula, Cesar Martins, Fatima Cruz, Flavia Zaparoli, Jeniffer Oliveira, Laiandra Silva, Maria Alice Nascimento, Luiz Fernando Oliveira, Luiz Ferreira, Maisa Grilo Vasconcellos, Natan Guimarães, Sharommaxxwell Galgane, Thales Assis, Fábio Barros, Tobias Carvalho)
Equipe Secretaria: Graça Santana Garcia, Juliana Mota e Viviane di Marco.
Equipe Shows: Denis Carlos Silva Freitas e Sandro Fidelis.

GALERIA

PROGRAMAÇÃO
PREMIADOS
O Felizardo
Melhor Maquiagem
O Felizardo
Melhor Figurino
Borra
Melhor Cenário
A Aurora da Minha Vida
Melhor Trilha Sonora
Marcella Melgaço – Escola de Mulheres
Melhor Atriz Coadjuvante
José Vitor Braga – Escola de Mulheres
Melhor Ator Coadjuvante
Marcello Soares de Freitas – Escola de Mulheres
Melhor Ator
Thais Eduarda – O Felizardo
Melhor Atriz
Consuelo Nepomuceno – Escola de Mulheres
Melhor Direção
Cabaré Literótico Musicado
Prêmio Especial do Júri
Ainda Aqui
Melhor Espetáculo