reportagens 1 FNTPASSOS_1.jpg

1º Festival nacional de teatro de passos

Promovido pela ADESC Regional - Associação de Desenvolvimento Cultural, a primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Passos aconteceu entre os dias 13 e 18 de junho. A cidade de Passos recebeu 22 grupos teatrais, vindos de diversas partes do Brasil, duas exposições, cinco oficinas culturais, três shows musicais e a apresentação de três renomadas companhias teatrais: o tradicional Grupo Galpão de Belo Horizonte, o Micuim Produções de São Paulo e o Grupo Ueba do Rio Grande do Sul. Todas as apresentações foram gratuitas, com um público de 25 mil pessoas!


    Na primeira edição, a ADESC contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Passos e o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Governo de Minas Gerais, entre outros apoiadores. Cerca de 150 pessoas trabalharam de forma voluntária na realização do evento.

De acordo com o idealizador e coordenador geral do projeto, Maurílio Romão, a idéia de realizar o Festival Nacional de Teatro em Passos surgiu há alguns anos atrás, entendendo a necessidade de pensar na cidade como território artístico e de real diálogo com a cidade. 

 

Em setembro de 2016, quando começaram as reuniões, compareceram menos de 12 pessoas, foi ganhando força e 150 pessoas abraçaram a ideia e se uniram para colaborar com a realização do evento. 

“Muitas mãos teceram este Festival. Muitas mãos, cabeças, pés, olhos, bocas, ouvidos, membros, sonhos... Todos formando um só corpo e dizendo: Queremos arte!”  

 

Maurílio Romão afirma a importância de Passos estar sediando um festival, de se colocar como uma cidade cultural.  

 

“Existe uma forte vocação para as artes cênicas na cidade, temos aqui dois teatros, algo que poucas cidades do interior têm. A Trupe Ventania já participou de diversos Festivais, estabelecendo uma troca imensurável com cidades que produzem Festival. Criou-se uma perspectiva de fazer esse Festival em Passos, e colocá-lo no calendário de eventos do município. Queremos consagrar a ideia do Festival, de possibilitar Cultura onde não costuma chegar, fortalecer o direito de todo cidadão ter acesso, valorizar as práticas, fazer pontes através do sensível." 


    No mesmo ano de sua estreia, o FNTP passou a integrar o calendário municipal de eventos, através de projeto de Lei do Vereador Rodrigo Maia.

18519985_300163983762166_891889897422813

CARTAZ GERAL

 

HOMENAGEADO DO ANO

1/3

A cada ano, o Festival homenageia uma figura importante para a cena passense e regional. Para o primeiro ano, o homenageado foi Silas Figueiredo.

Silas Roberto Figueiredo nasceu em boa Esperanca 23 de fevereiro de 1949 ainda jovem se mudou para Passos quando seu pai, guarda livros a antiga profissão do contador, começou a trabalhar em furnas. Desde que chegou fez amizade e começou a interagir com pessoal do cenário artístico em Passos. Se formou em pedagogia na FAFIPA e seguiu intercalando aulas com produção de teatro. Era um precursor no movimento de organizar a classe artística. Silas organizou diversos festivais e mostras de teatro. Trabalhou também nos Carnavais, desfiles e movimentos culturais. No teatro, Silas atuava, produzia e dirigia. Dentre suas principais peças estavam:

Testemunha de acusação, Rapazes da Banda e Pato e Peru. Silas morreu em 2002 vítima de um assassinato. Deixou uma lacuna imensa dentre os que produzem cultura em Passos.

EQUIPE DO ANO

Realização: ADESC Regional

Idealização e Coordenação Geral: Maurílio Romão

Coordenação de Produção e Gestão Financeira: Isabella Vieira

Coordenação de Jurados: Sandra Inez

Designer Gráfico: Robbie Zahir

Equipe Alimentação: Clélia Monteiro, Gilda Parenti, Sandra Parenti e Tânia Joele

Equipe Alojamento: Dalber Rodrigues, Gledson Freitas, Igor Silva e Raiane Matos

Equipe Apoio: Caio Vinícus, Carlos Joele, Gilson José Ferreira Junior, Jonathas Santos Cacildo, Leandrinha Du Art, Luciana Silva, Loureny Cristiny, Mariah Esper, Mary Mota e Rafaella C. Araújo Mimar

Equipe Assessoria de Imprensa: Adriana Dias, Julia Maria Moraes, Nathália Araújo e Wilson Crivelin

Equipe Captação de Recursos: Isabella Vieira e Rodrigo Maia

Equipe Cerimônia de Premiação: Ana Maria Alves, Beth Andrade, Tatiana De Simone e Vânia Ságio.

Equipe Cobertura Audiovisual: Diego De Simoni, Henrique Piotto e Piettro Garibaldi

Equipe Cobertura Fotográfica: Sandro Fidelis e Estagiários (Amanda Faria, Brunno Dann, Fernanda Lima, Gustavo Camargo, Paulo Vitor Faloni, Roberta Viana, Thiago Ometto e Thiago Teixeira)

Equipe Comunicação: Carla Correa, Heliza Faria, Robbie Zahir, Sandro Fidelis, Tassio Lopes e Estagiários (Diogo Custódio, Hanna Amorim, Luiz Lopes e Vitória Rossi)

Equipe Espaços de Apresentação: Adriana Nogueira, Douglas Quintino, Eduardo Vilela, Emanuel Arcanjo, Lua Melo, Lucas Eduardo, Matheus Piotto, Nelma Silva, Ricardo Leal, Samyra Marques e Vânia Ságio

Equipe Festa: Junior Maia, Luan Melo, Rodrigo Oliveira e Thales Di Carmo.

Equipe Oficinas: Adriana Nogueira, Junior Maia, Luan Melo, Matheus Piotto e Thiago Rodrigues.

Equipe Prefeitura Municipal de Passos: Michael Silveira Martins (Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer), Carlos Jorge Ribeiro (Diretor do Departamento de Cultura), Dickson Castro, Maria Goreti Maciel, Samyra Marques, Marcelo de Oliveira, Vilmar Silva, Vanda Mezêncio e Wellerson Junior.

Equipe Produção Local: Vanessa Duarte e Estagiários (Ana Cristina Costa, Beatriz de Paula, Cesar Martins, Fatima Cruz, Flavia Zaparoli, Jeniffer Oliveira, Laiandra Silva, Maria Alice Nascimento, Luiz Fernando Oliveira, Luiz Ferreira, Maisa Grilo Vasconcellos, Natan Guimarães, Sharommaxxwell Galgane, Thales Assis, Fábio Barros, Tobias Carvalho)

Equipe Secretaria: Graça Santana Garcia, Juliana Mota e Viviane di Marco.

Equipe Shows: Denis Carlos Silva Freitas e Sandro Fidelis.

18519985_300163983762166_891889897422813

GALERIA

18519985_300163983762166_891889897422813

PROGRAMAÇÃO

 
 
 
 

PREMIADOS

O Felizardo

Melhor Maquiagem
 

O Felizardo

Melhor Figurino

 

Borra
Melhor Cenário

A Aurora da Minha Vida

Melhor Trilha Sonora

Marcella Melgaço – Escola de Mulheres

Melhor Atriz Coadjuvante

José Vitor Braga – Escola de Mulheres

Melhor Ator Coadjuvante

Marcello Soares de Freitas – Escola de Mulheres

Melhor Ator

Thais Eduarda – O Felizardo

Melhor Atriz

Consuelo Nepomuceno – Escola de Mulheres

Melhor Direção

Cabaré Literótico Musicado

Prêmio Especial do Júri

Ainda Aqui

Melhor Espetáculo

FESTIVAL NA MÍDIA

2.jpg

Grupo Tupam vence quatro prêmios no 1º Festival Nacional de Teatro de Passos | Patos Notícias

4.jpg

Passos recebe o 1º Festival Nacional de Teatro com 22 grupos de todo o país | G1 Sul de Minas

5.png

1º Festival Nacional de Teatro de Passos | TV Alternativa Passos

1.jpg

As onze premiações do 1º Festival Nacional de Teatro de Passos | FOCO Magazine

3.png

Festival Nacional de Teatro de Passos | FOCO Magazine

6.jpg

Festival de Teatro de Passos tem mais de 25 atrações e oficinas até domingo | G1 Sul de Minas

Captura de tela 2020-11-20 112255.png

2ª edição - 2018

A segunda edição do Festival Nacional de Teatro de Passos se tornou uma grande consolidação do Festival, que alcançou também a região, com programação nas cidades de [...]

Captura%20de%20tela%202020-11-20%2011272

3ª edição - 2019

A 3° edição do Festival Nacional de Teatro de Passos consolidou um movimento de transformação cultural na microrregião de Passos. Durante 8 dias de intensa programação teatral com [...]

Captura de tela 2020-11-20 113634.png

4ª edição - 2020

A 4ª edição do Festival Nacional de Teatro de Passos e região aconteceu de 19 a 26 de julho de 2020, em um formato totalmente inovador: online.

Com a pandemia do novo Coronavírus, [...]
 

 
 
 

parceiros e patrocinadores do 4º festival nacional de teatro de passos - em casa

REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

APOIO

Copyright © Festival Nacional de Teatro de Passos - Todos os direitos reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco

contato

Siga-nos!

realização