IMG-3265.JPG

4º Festival nacional de teatro de passos

A 4ª edição do Festival Nacional de Teatro de Passos e região aconteceu de 19 a 26 de julho de 2020, em um formato totalmente inovador: online.

 

Com a pandemia do novo Coronavírus, infelizmente não foi possível realizar a edição presencial, com tantos abraços e trocas que somente o olho no olho possibilitam!

Mas decidimos não deixar este projeto morrer e, evoé: tivemos um festival reinventado, on-line, cada um assistindo da sua casa! Uma nova forma de viver e fazer teatro que a pandemia está ensinando ser possível, enquanto não podemos nos encontrar pessoalmente!

 

Os espetáculos e os bate papos foram transmitidos pelo canal do Youtube do Festival e pelo site. Também tivemos nossos bate papos diários no Instagram do Festival.

Um público surpreendente que compareceu em todos os canais de transmissão, somando o incrível número nos canais do FNTP: Youtube + Instagram + Site + Facebook, totalizando 67.604 impressões, 8 mil visualizações e 66 mil minutos assistidos

Segundo o coordenador do FNTP, Maurílio Romão,

 

“logo no início da pandemia o sentimento inicial foi de negação e a vontade de realizar um festival tradicional, no mês de julho, ainda permanecia. Com o desenrolar dos fatos da pandemia, percebemos que não seria possível realizar em julho e pensamos em adiar. Porém, com a situação cada mais incerta, percebemos que não seria interessante ficar adiando, pois não tínhamos previsão de quando os eventos presenciais seriam liberados. E assim, decidimos realizar o Festival de forma virtual”.

 

Mesmo com uma lei municipal que instituiu o “Festival Nacional de Teatro de Passos” no calendário dos eventos da cidade, o FNTPassos não contou com apoio do poder público municipal. O financiamento desta edição foi feito quase integralmente pela iniciativa privada da cidade de Passos, por meio de patrocínio. São empresas que acreditam no poder de transformação da arte e da cultura, e mesmo em um momento tão delicado para a economia, decidiram que o FNTPassos não poderia morrer! Além dos patrocínios, a equipe do festival realizou um DRIVE THRU junino para arrecadar fundos para a realização do evento.

As apresentações, que iniciaram-se no dia 19/07 foram realizadas pela site do Festival e pelo canal do Youtube do evento. Foram 11 espetáculos, de companhias de todo o Brasil, que apresentaram suas peças virtualmente. Cada espetáculo superou 400 visualizações em suas apresentações e o canal do youtube do Festival registrou a exibição de 66 mil minutos durante a semana do evento. Números surpreendentes para uma edição online.

 

A produtora do evento, Isabella Vieira, comentou sobre a novidade de organizar um evento online: 

“Foi tudo muito novo para nós. Para realizar o evento presencial nós já tínhamos construído um modo de agir, mas para realizar o evento online, precisamos começar a organização do zero. Pesquisar ferramentas para transmissão, entender como o público seria integrado no evento… e mesmo tendo sido o primeiro que realizei nesse formato, eu acredito que tenhamos conseguido atingir o objetivo”.

Além dos espetáculos, também foram realizadas oficinas com diversos nomes importantes do teatro nacional, que compartilharam conhecimento com os participantes por meio dos bate papos que foram realizados todos os dias às 17 horas. E todos os dias, pelo instagram do FNTPassos, também foi realizada uma live com o doutor em Artes Cênicas, Graça Veloso, juntamente com um integrante de cada companhia, à semelhança dos debates presenciais que aconteciam após cada apresentação na edição anterior.

Para escolha do melhor espetáculo nesta edição, a organização do FNTPassos não definiu qualquer critério técnico e deixou a escolha do melhor espetáculo nas mãos do público. A votação aconteceu no último dia do evento, das 08 horas às 17 horas pelo site do Festival, e às 08 horas, 01 minuto e 27 segundos, o primeiro voto já havia sido computado! Depois de 5.852 votos, o espetáculo QUERIDA CELIE, do grupo ESPAÇO NÚCLEO, de Limeira foi o vencedor, com 32% dos votos.

 

“Para nós enquanto companhia, foi um enorme prazer poder participar do 4° Festival Nacional de Teatro de Passos. Já estivemos em duas edições anteriores, onde nos apaixonamos logo de início pela proposta do festival e sua organização, um espaço de pluralidade, troca entre os grupos e fomento. Este ano tivemos uma nova experiência que foi participar neste novo formato digital, nos reinventando como artista e espectador. Parabenizamos o festival pela maestria na condução desse novo formato. Estamos muito felizes com o resultado que se deu por voto popular. Vida longa ao festival e seus organizadores.” Jonatas Noguel, diretor do espetáculo “Querida Celie…”

Captura de tela 2020-11-20 113634.png

CARTAZ GERAL

 

HOMENAGEADO DO ANO

FOTO REINALDO BARBOSA-1
FOTO REINALDO BARBOSA-1

FOTO REINALDO BARBOSA-1
FOTO REINALDO BARBOSA-1

1/1

Reinaldo Barbosa Fonsêca nasceu em Passos, trabalhou com o pai na Vidraçaria Brasil e em seguida graduou-se em Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se tornando professor do idioma e também de Cultura Brasileira lecionando na Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp). Foi professor na Escola Dulce Ferreira de Souza, o Polivalente, onde também foi diretor de 1983 a 1987. Também foi professor no Colégio Imaculada Conceição (CIC). Foi presidente da União dos Estudantes Secundários de Passos (UPES).

Todo voltado para o lado cultural e sempre ligado ao teatro, como diretor e ator. Foi um dos criadores do Grupo Alfa de Teatro e dirigiu incríveis peças, tais como Lição de Anatomia, Inspetor Geral, O Verdugo, a Fogueira das Vaidades entre tantas outras. Há 10 anos ele faleceu, deixando uma lacuna no cenário artístico passense. Para prestar uma homenagem à família e a todos os artistas passenses o IV Festival Nacional de Teatro de Passos dá o nome de Reinaldo Barbosa Fonsêca ao prêmio.

EQUIPE DO ANO

Coordenação Geral e Idealização: Maurílio Romão

Produção: Isabella Vieira 

Design Gráfico: Hanna Amorim 

Assessoria de Imprensa: Adriana Dias

Coordenação Premiação: Ana Maria Alves

Audiovisual: Piettro Garibaldi

Captura de tela 2020-11-20 113634.png

GALERIA

 
 
 
Captura de tela 2020-11-20 113634.png

PROGRAMAÇÃO

 

PREMIADOS

 Querida Celie - Espaço Núcleo

Melhor Espetáculo

FESTIVAL NA MÍDIA

Captura de tela 2020-12-10 211359.png

4º Festival de Teatro de Passos em Casa | Conexão Solidária EPTV

1.jpg

Lives do Festival

 
 
 
Captura de tela 2020-11-20 110939.png

1ª Edição - 2017

Promovido pela ADESC Regional - Associação de Desenvolvimento Cultural, a primeira edição do Festival Nacional de Teatro de Passos aconteceu entre os dias 13 e 18 de junho. A cidade de Passos recebeu [...]

Captura de tela 2020-11-20 112255.png

2ª edição - 2018

A segunda edição do Festival Nacional de Teatro de Passos se tornou uma grande consolidação do Festival, que alcançou também a região, com programação nas cidades de [...]

Captura%20de%20tela%202020-11-20%2011272

3ª edição - 2019

A 3° edição do Festival Nacional de Teatro de Passos consolidou um movimento de transformação cultural na microrregião de Passos. Durante 8 dias de intensa programação teatral com [...]